O ciclo da Calopsita

A Calopsita entra na fase de reprodução mais ou menos com um ano, o macho com 8 meses, femea 1 ano.

A postura acontece depois de uma semana em média após o acasalamento.

Chocar os ovos é tarefa dividida entre o casal. Os filhotes nascem entre 17 a 21 dias,  sem penas e muito frágeis. São totalmente dependentes dos pais ate o seu primeiro mês de vida.

São pais exemplares e nesse período os pais levam uma vida frenética, alimentando os filhotes regularmente, em intervalos regulares e em quantidades rigorosamente perfeitas.

Os pais se alimentam com todo tipo de alimento que lhe forem oferecidos pelo seu dono na gaiola. Enchem o bico e regurgitam dentro dos biquinhos dos filhotes o alimento. Satisfazendo todas as necessidades do filhote desde alimento e agua.

É nesse momento também que transmitem os anticorpos. Extremamente necessário para o fortalecimento e a saúde da Calopsita, tornando-a muito mais resistentes a doenças e lhe dando muito mais energia para aprender e a viver muito mais tempo.

A natureza durante milhões de anos, de geração em geração, ensinou aos pais que devem alimentar seus filhotes assim. E também determinou o tempo certo para parar de alimentar para que os filhotes tornem-se independentes e formem casais para que a espécie continue a existir. Isso se dá por volta de mais ou menos um mês após o nascimento do filhote, que então começa a se alimentar sozinho e ou com a ajuda do dono.

Quando esse ciclo é rompido, retirando os filhotes antes do término da obrigação dos pais alimentarem seus filhotes eles entram num tipo de stress. Eles institivamente continuam querendo alimentar seus filhotes, porém, para quem dar o alimento guardado no biquinho se os filhotes já não estão mais lá?

Não são raros relatos que alguns casais, em futuras posturas, deixem de chocar mais cedo ou param de alimentar mais cedo os filhotes. Em outros casos fazem posturas antes da época correta.

Enfim retirar os filhotes muito cedo do ninho causa danos não só aos filhotes, mas também aos pais.

Por essas e outras que em hipótese nenhuma entrego minhas Calopsitas antes da idade correta que é de 35 dias