Falta de tempo

 

Nos dias tão corridos em que vivemos hoje fica muito difícil essa tarefa. Todo nos temos compromissos como escola ou, trabalho muitas vezes em jornada dupla e até em alguns casos os dois compromissos escola e trabalho. Donas de casa com as intermináveis ocupações do lar entre tantos outros afazeres. Enfim o tempo torna-se curto entre tantos afazeres e alimentar o filhote de tres em tres horas se tornaria muito mais um encargo do que um prazer em cuidar do animalzinho de estimação.

Em muitos casos isso afastaria o dono da Calopsita tirando todo o prazer em querer cuidar do inocente filhote, que nada mais é do que uma vitima de atravessadores e pessoas mal informadas, que apenas querem uma Calopsita para ser sua mascote, sem saber das dificuldades que tem ao comprar filhotes tão novinhos.

Enfim sobraria muito pouco para se dedicar ao filhote e a sua ausência pode significar a morte do filhote. E nos por menores podem deixar sua Calopsita arisca.

Pois as Calopsitas não são mansinhas por natureza. Assim como as outras aves elas tendem a evitar humanos por questão de sobrevivência. É assim que a natureza protege os animais. Eles já nascem com o instinto de fugir e se defender quando se sentem ameaçadas

O que torna as Calopsitas mansinhas é o ato de alimentar com carinho e paciência. É a atenção e a presença do dono. São os cuidados prestados pelo dono e o ato de acariciar e brincar com o filhote que o torna mansinho e dócil.

Ele passa a se sentir protegido e passa a confiar completamente e então começa a interagir com o seu dono.

Ele deixa de ser arisco e não sentirá mais medo dos seres humanos. Dai em diante é que se pode então acariciar o filhote, colocado nos ombros, ensinar assobiar musicas ou hinos de times de futebol entre outras.

Basta seu dono ou pessoas que convivem na mesma casa ensinar. Pois ele se sentirá como mais um membro da família e aprenderá tudo o que lhe for ensinado, desde que da forma correta.

Assim como todos os seres vivos, uns tem mais facilidade que outros ou mais dificuldade que outros.

Mas todas Calopsitas já foram agraciadas por Deus em beleza, alegria paz que levam por onde passam. Todas elas têm sua graça e cabe ao dono e familiares tirar o melhor de cada uma.