Cuidados no verão

Com a proximidade do verão e as altas temperaturas atuais provocam mudanças nas nossas calopsitas , sendo que podemos minimizar seus problemas e as consequências. São cuidados básicos , e que se verificado desde o inicio podemos proporcionar um verão muito mais agradável aos nossos queridos amigos emplumados.

Ar condicionado.

É uma ótima opção desde que jamais ele fique onde esta o ar condicionado ( aparelho ) pois se a alta temperatura prejudica nossos animaizinhos o frio intenso e o vento também acaba prejudicando igualmente ou até mais que o calor. Deixe sempre em temperatura ambiente e a calopsita num cômodo ao lado. Além de falar sobre a limpeza do filtro do aparelho de ar condicionado , pois é ali que acumula muitas bactérias e fungos nocivos para nossos animais e de toda a família.

Janelas

Mantenham sempre abertas , nunca se esquecendo que a entrada direta do sol dentro do ambiente aumenta ainda mais a temperatura , por isso, mantenha as janelas abertas porém com cortinas fechadas . Mas atente para a época correta do aparo das asas das suas calopsita, evitando que ela acabe fugindo.

Durante a noite , quando a temperatura começa a cair , abra as cortinas deixando a casa mais fresca. Observe e use o bom senso de se tiver muito frio ou ventando demais não abra.

Cozinha

Evite deixar sua calopsita na cozinha. O simples ato de cozinhar aumenta a temperatura ambiente, o motor da geladeira, microondas etc. Você pode não sentir a diferença mas animais delicados como as calopsitas sentem, e muito.

Água

Essencial para seres humanos e animais em geral. Esse procedimento deve ser verificado todos os dias em qualquer estação porém nesse periodo de calor intenso devemos observar ainda mais e redobrar o cuidado. Sempre manter um potinho de agua fresca, e trocar a agua sempre que possível. Uma banheira de água mais largo porém não fundo , para a calopsita se refrescar .  Não jogue água na calopsita nem mesmo borrifando a água com algum aparelho. Isso pode fazer sua calopsita pegar um resfriado. Deixe que ela por sua vontade própria se banhe . Ela conhece o corpo dela mais do que ningué e ela sim saberá se pode se banhar ou não.

Coloque um potinho  largo , não tão fundo dentro da gaiola ou perto de onde a calopsita costuma ficar. A Calopsita de começo apenas observará o pote . Depois de três ou quatro dias ela estará acostumada com  sua banheira  e ai sim entrara nela para se banhar.Não force uma situação , colocando voce mesmo ela dentro da banheira , o que causará  um efeito contrario e assim ela pegara medo da banheira.

Caso não caiba uma banheira dentro da gaiola é sinal que sua gaiola realmente esta pequena demais . Observe hora de trocar de gaiola por uma maior e mais confortavel , pois ninguem gosta de viver num lugar apertado não é mesmo.

Gaiola

Caso tenha que deixar sua calopsita na gaiola, verifique se não baterá sol no ambiente nem na gaiola diretamente. Não cubra a gaiola, para não abafar.Veja se a gaiola não está pequena demais , nem com obejtos ocupando espaço sem necessidade.

Higiene

Outro procedimento que devemos sempre observar, e redobrar a atenção nas estações mais quentes do ano. Essa época surge muitos insetos como mosquitos, varejeiras, mosquitinhos entre tantos outros. Limpe sempre a gaiola ou o ambiente onde fica sua calopsita, observando que nunca use produtos tóxicos , pois as calopsitas são muito sensíveis a esses produtos.

Não deixe resto de alimentos , fezes , e nada que contribua para o aparecimento desses insetos. Que propagam doenças não só para a calopsitas mas para toda a família e sociedade.

Jamais use veneno aerossol, nem na gaiola nem no ambiente onde a calopsita está. Cuidado com iscas para insetos , ou afins, pois calopsitas são curiosas e não vão hesitar em experimentar.

Perigo

As vezes deixamos de tomar alguns cuidados e ai a pobre calopsita sente as consequências .Para diminuir o calor do seu corpo a calopsita abre as asas e a boca , tentando se refrescar. Nesse caso você terá que atuar de imediato .Proporcionando a ela um ambiente mais fresco observando os cuidados acimas descritos para que sua calopsita não fique desidratada.

Porém se você observar que sua calopsita não reage ou que a urina é muito clara, etc...você deve procurar imediatamente um veterinário ou alguém de sua confiança.

Você tem mais alguma dica , compartilhe conosco.

Obrigada !

Rosana